
LIKE NO FACE

TAGS
Noticias KimbellMuseum Alexandria
Narmer MetropolitanMuseum
Ramose&Hatnefer Ramesseum
TemplodeEsna MuseuNyCarlsberg

André Laranjeira é estudante da licenciatura em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Administrador do site Decheret - Arqueologia Egípcia, e em breve irá lançar a segunda edição da sua revista online.
EGITO ABRE TRÊS TUMBAS EM LUXOR
06 de Novembro de 2015
Já foram descobertas há algum tempo, no entanto só agora foram abertas ao público. Três novas tumbas pertencentes a nobres do Império Novo (sec.XVI a XI a.C.)podem visitar-se a partir desta semana na antiga cidade de Luxor, mais concretamente numa zona conhecida como Qurna Murai, onde numerosos altos funcionários tinham a sua tumba, com vista a não afastar-se muito da necrópole faraônica.
Um deles, na verdade, era vice rei do Faraó Tutankhamon em Kush. Era conhecido como Huy e pelos hieroglifos que decoram a sua tumba, sabemos que viveu no sec. XIV a.C., ás ordens do faraó menino. As outras tumbas pertenciam Amon Im Inet e a Amon Im Hep, dois sacerdotes da XIX dinastia.
As três foram inauguradas pelo ministro das antiguidades Mamduh Al Damati, com a intenção de dar uma maior visibilidade ao evento.
Paralelamente á inauguração destas tumbas, foram também reabertas no Vale dos Reis a dos Faraós Horemheb e Tutmósis III que estiveram encerradas para restauro.
Noticia Original: Jornal "El País"

Arte Parietal - Tumba do Faraó Horemheb
Sarcófago Emerge Intacto em Luxor
27 de Novembro de 2015
A tumba de um sacerdote de Amon-Rá foi hoje encontrada na antiga cidade de Tebas (atual Luxor). Anj Ef Jonsu era o responsabel pela escrita das oferendas ao deus Amon-Rá, no emblemático templo de Karnak. O seu sarcófago encontra-se em excelente estado de conservação e possui uma riquissima policromia, que representa cenas do sacerdote adorando diversos deuses, entre os quais: Osíris; Anúbis; Nefertum; ou a Deusa Hathor. Este sacerdote viveu durante a XXII dinastia.
Agora seu sarcófago vai ser estudado e restaurado pela equipa espanhola responsável pelo seu achado, e será posteriormente colocado num museu para que a humanidade o possa admirar.
Noticia Original: Jornal "El País"

Detalhe do Sarcófago de Anj Ef Jonsu, Sacerdote da XXII dinastia Egípcia
Egito tem 90% de Certeza que Há uma Camara Oculta na Tumba de Tutankhamon
27 de Novembro de 2015
A Egiptologia parece estar a ponto de somar uma ligação de ouro á sua cadeia de descobertas fantásticas.
O ministro egípcio para as antiguidades gosta de defini-lo como a descoberta do seculo, e desta vez não está a exagerar. Os estudos realizados nos últimos dias com um sofisticado radar apontam com 90% de certeza para a existência de uma camara secreta adjacente á tumba do faraó Tutankhamon, tal como havia sugerido neste verão o arqueólogo britânico Nicholas Reeves.
Se isto se confirmar, será a mais importante revelação arqueológica proveniente do Egito desde que Howard Carter maravilhara o mundo ao encontrar a tumba de Tutankhamon, o faraó-menino.
No entanto Reeves e as autoridades egípcias divergem no que respeita ao dono da camara funerária. Reeves está convencido de que esta camara esconde a múmia de Nefertiti, esposa de Akhenaton. Os restos da rainha, conhecida pela sua lendária beleza, nunca foram encontrados. Já os especialistas egípcios inclinam-se para outras candidatas: Kiya (a segunda esposa de Akhenaton e mãe de Tutankhamon); Meritaton (filha primogénita de Akhenaton, fruto do seu casamento com Nefertiti).
"Os resultados com o radar são muito claros... Parece indicar que há uma distinção clara entre a rocha e outra coisa", declarou Reeves.
"Sim tenho razão, há uma continuação da tumba através de uma passagem, que nos levará a outra camara funerária. Acredito que seja a de Nefertiti, e todas as provas apontam para essa direção", insistiu o egiptólogo britânico que no passado mês de agosto expôs a sua revolucionária teoria ao concluir que, pelas suas modestas dimensões e construção anómala, o monumento funerário de Tutankhamon deveria ser o anexo de outra tumba de maiores dimensões, provavelmente uma rainha.
Se a sua intuição estiver certa, a tumba secreta pode albergar um tesouro ainda mais maravilhoso do que o que acompanhou Tutankhamon na sua morte há 3.300 anos.
O enxoval do faraó-menino, distribuído pela antecâmara camara do tesouro, a camara funerária, e o anexo somavam mais de 5.000 objetos preciosos. Boa parte deles, podem ser admirados no museu egípcio do Cairo.
A diferença dos monumentos funerários de outros faraós, é que o de Tutankhamon permaneceu durante seculos resguardado de bandidos e caça-tesouros.
Os resultados do scaneamento feito pelo japonês Hipokatsy Watanabe confirma a existência de portas que as pinturas trataram de esconder, tal como sugeriu Reeves.
No início de Novembro realizou-se uma prova termográfica através de raios infravermelhos que disparou a esperança dos investigadores. A análise detetou a existência de pontos frios e correntes de ar que indicavam a existência de uma camara secreta. No entanto, os investigadores mostram cautela visto que ainda se tratam apenas de "resultados preliminares".
Noticia Original: Jornal "El País"
Tumba de Tutankhamon

Egito lança projeto para revelar os últimos segredos das pirâmides
17 de Janeiro de 2016
Missão internacional vai utilizar as mais avançadas tecnologias em busca de salas secretas e outras zonas inexploradasO ministro egípcio das Antiguidades afirmou hoje que o projeto de análise das pirâmides através de 'scanners' indiciam a descoberta novos "segredos".Uma missão intitulada ScanPyramids, que junta cientistas egípcios, franceses, canadianos e japoneses, começou a trabalhar a 25 de outubro cruzando, de forma inédita, várias tecnologias não invasivas e não destrutivas: análises térmicas por câmaras de infravermelhos, radares sofisticados ou cartografias com ajuda de drones.Já a 09 de novembro, o ministro das Antiguidades, Mamdouh al-Damati, anunciara que a termografia infravermelha aplicada à pirâmide de Gizé revelara grandes diferenças de temperatura -- até seis graus Celsius - entre diferentes blocos de calcário gigantes contíguos, o que poderá indiciar a presença de salas secretas inexploradas.Prometeu assim que a monumental pirâmide (com 146 metros de altura) revelará alguns dos mistérios da sua edificação até ao final do programa ScanPyramids, que deverá terminar no final de 2016.As "anomalias térmicas" importantes revelaram-se sobretudo na face oeste da pirâmide vermelha de Dahchour, a sul do Cairo, e na pirâmide a norte da de Gizé, às portas da capital egípcia, disseram hoje Mathieu Klein, da Universidade Lava do Quebeque.As diferenças de temperatura importantes entre blocos imediatamente vizinhos pode ser o sinal da existência de uma cavidade, acrescentam os peritos.
Noticia Original: Diário de Noticias


Maat - Divindade ou Conceito?