
TOUR PELO MUSEU NY CARLSBERG GLYPTOTEK LEIA MAIS

Avaris - A capital dos Hicsos Leia Mais

TOUR PELO MUSEU NY CARLSBERG GLYPTOTEK LEIA MAIS
ARTIGOS SÉRIES NOTICIAS MUSEUS




TAGS
Noticias KimbellMuseum Alexandria
Narmer MetropolitanMuseum
Ramose&Hatnefer
Ramesseum
TemplodeEsna MuseuNyCarlsberg
TemplodeDendera


Museu
NY CARLSBERG GLIPTOTEK

por André Laranjeira em 19.01.2016
Tags:
0 comentários
































Aqui na página já falamos sobre dois museus que têm arte egípcia – O Kimbell Art Museum e o Metropolitan Museum of Art.Hoje vamos viajar até ao norte da Europa, mais concretamente até á cidade de Copenhaga na Dinamarca, conhecer o Ny Carlsberg Glyptotek, um dos museus de arte da cidade.
O museu foi fundado a partir da coleção de Carl Jacobsen, filho de Jacob Christian Jacobsen, fundador da conhecida marca de cerveja Carlsberg, e reunia uma das maiores coleções de arte do seu tempo, e atualmente é a maior coleção de arte antiga do Norte da Europa, recebendo cerca de 350.000 visitantes por ano.
A coleção do museu, para além de antiguidades egípcias inclui antiguidades gregas e romanas, bem como esculturas românticas e pinturas impressionistas e pós-impressionistas.
Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a história deste museu e do seu fundador.Jacob Jacobsen enriqueceu graças á fundação da sua cervejaria e a vocação filantrópica da família iniciou-se com o patrocínio da reconstrução do Castelo de Frederiksborg que havia sido destruído por um incendio em 1859.
Devido a um desentendimento com seu filho Carl, Jacob excluiu-o da maior parte da sua herança paterna, canalizando-a para a fundação Carlsberg que criou em 1876.Carl, não obstante conseguiu a sua independência económica fundando a sua própria cervejaria em 1882, a Ny Carlsberg, rivalizando assim com o seu pai não só nos negócios como também na filantropia. Ele e sua esposa Otília abriram ao público a sua coleção em 1882 na sua própria casa. No entanto as aquisições foram aumentando e a casa tornou-se pequena para tantas peças. Na sequência disto o casal decide doar dois lotes da coleção ao Estado Dinamarquês, que em contrapartida se responsabilizou pela construção de um museu adequado para abrigar este vasto acervo, dando assim origem á Gliptoteca.
A proposta original da criação do museu era de uma integração entre a arte e o ambiente expositivo. Carl desejava um prédio “com uma beleza própria, para o qual as pessoas se sentissem irresistivelmente atraídas”. Atualmente a coleção do museu está distribuída em quatro edifícios principais.O primeiro a ser erguido – o edifício Dahlerup – mostra uma fachada inspirada em modelos da renascença veneziana, com um grande pórtico em forma de arco triunfal e estatuária decorativa.
A decoração emprega materiais luxuosos como mármores e granitos de várias cores. De um lado do edifício estende-se a galeria de escultura dinamarquesa e do outro a de escultura francesa. Seguidamente foi construído o edifício Kampmann para receber a coleção de antiguidades. O arquiteto responsável foi Hack Kampmann que estabeleceu um plano simétrico que dava continuidade ao edifício Dahlerup através do pátio, completando o seu fechamento e cobrindo o vão com uma cúpula de vidro que deu origem ao terceiro espaço do museu, o jardim de inverno, que é o ponto focal de todo o complexo e para o qual convergiam todas as galerias principais. Jardim de inverno O último edifício é a construção mais moderna – Edifício Larsen – e teve a sua origem numa necessidade pois estavam a ocorrer problemas de conservação da seção de pinturas francesas, que anteriormente estavam expostas no edifício Dahlerup. As obras estavam a sofrer com a insolação e a poluição atmosférica, já que a climatização do prédio histórico não era adequada e nem poderia pela sua estrutura, ser melhorado. Este edifício foi concebido como um prédio dentro de um prédio, ocupando um estreito corredor entre os dois edifícios mais antigos. Têm sido feitas renovações ao longo do tempo. Edifício larsen Vale ainda lembrar que em 1902, Carl Jacobsen criou a fundação Ny Carlsberg que lhe permitiu criar a base económica para o funcionamento da Gliptoteca. O Museu é gerido pelo Estado Dinamarquês e pela fundação como instituição independente.

Maat - Divindade ou Conceito?