
TOUR PELO MUSEU NY CARLSBERG GLYPTOTEK LEIA MAIS

Avaris - A capital dos Hicsos Leia Mais

TOUR PELO MUSEU NY CARLSBERG GLYPTOTEK LEIA MAIS
ARTIGOS SÉRIES NOTICIAS MUSEUS




TAGS
Noticias KimbellMuseum Alexandria
Narmer MetropolitanMuseum
Ramose&Hatnefer
Ramesseum
TemplodeEsna MuseuNyCarlsberg
TemplodeDendera


Artigo
TEMPLO DE DENDERA

Já sabem que desde que começou a votação para elegermos as sete maravilhas do Antigo Egito, a nossa página tem vindo a contar a história de cada um dos candidatos. Hoje, vamos falar do magnífico Templo de Dendera. Certamente já ouviram falar dele, no entanto hoje vamos fazer uma descrição um pouco mais pormenorizada.
O Templo de Dendera foi dedicado á deusa Hathor, e é o edifício principal de uma série de construções situadas dentro de um recinto amuralhado. É um dos complexos egípcios mais bem conservados, sobretudo o seu templo principal, pois ficou sepultado por areia e lodo até que foi desenterrado por Auguste Mariette em meados do seculo XIX. A totalidade do complexo cobre cerca de 40.000 metros quadrados, e está rodeado por uma parede de tijolo resistente com oito a dez metros de altura. Dendera foi um lugar de capelas e santuários desde os começos da história egípcia. Ao que tudo indica o faraó Pepi I, foi o responsável pela construção deste lugar, e existem evidências de um templo da XVIII dinastia. No entanto a mais antiga construção existente na atualidade é o Mammisi levantado por Nectanebo I, considerado o último dos faraós nativos

O complexo é constituído pelo Templo de Hathor; o Templo do Nascimento de Isis; o Lago Sagrado; o Sanatorium (onde as pessoas de hospedavam para se banharem nas aguas sagradas e obterem a cura dos deuses); o Mammisi de Nectanebo I; Mammisi Romano (dedicado ao nascimento do herdeiro divino filho de Hathor e Horus - Harsomtus); o Quiosque Romano; e uma basílica cristã datada do seculo V. A construção que mais ressalta dentro do complexo é sem dúvida o Templo Principal conhecido como Templo de Hathor. O templo foi sendo modificado ao longo do tempo, desde o Império Médio até á época do Imperador Romano Trajano. A estrutura existente foi construída o mais tardar não depois do período helenístico do Egito. Na época romana foram realizadas ampliações. O templo era constituído por cerca de 26 compartimentos:
Faraó Pepi I
Faraó Pepi I
-
Grande Sala Hipostila 14. Templo de Sokar
-
Pequena Sala Hipostila 15. Santuário de Horus
-
Laboratório 16. Santuário do Sistro de Hathor
-
Armazém 17. Santuário dos deuses do Baixo Egito
-
Entrada de Oferendas 18. Santuário de Hathor
-
Tesouro 19. Santuário do Trono de Rá
-
Saída para o poço 20. Santuário de Rá
-
Acesso às escadas 21. Santuário do Colar Menat
-
Salão de Oferendas 22. Santuário de Horus (outra representação)
-
Salão da Enéade 23. O lugar puro
-
Santuário Principal 24. Pátio da primeira festa
-
Santuário do Nomo de Dendera 25. Corredor
-
Santuário de Isis 26. Escada para o telhado


por André Laranjeira em 19.01.2016
Tags:
0 comentários
As representações de Cleópatra VII presentes nos muros dos templos são bons exemplos da arte do Egito Helenístico. Um deles representa Cleópatra e o seu filho, Cesarion, localizado na parte traseira do exterior do Templo. O Templo de Dendera tem vários elementos bastante conhecidos, de que é exemplo o zodíaco de Dendera. O zodíaco de Dendera foi encontrado num templo greco-romano. Contém imagens de Touro e Balança. Existe um esboço dele elaborado durante as campanhas Napoleónicas no Egito, e em 1820 foi desmontado e levado para o Museu do Louvre em França onde se encontra atualmente. Os especialistas datam-no do primeiro seculo antes de Cristo. No que diz respeito á necrópole de Dendera era composta por uma série de Mastabas e data do Império Arcaico, desde o Império Antigo até ao Primeiro Período Intermediário do Egito. Os túmulos subterrâneos do Templo de Hathor têm um total de doze câmaras. Alguns relevos são datados do fim do reinado de Ptolomeu XII. As criptas foram utilizadas como recipientes de armazenamento e iconografia divina. As conhecidas lâmpadas de Dendera também tem dado muito que falar seja por especialistas, ou por pseudocientíficos. Mas a este tema nós dedicaremos um outro post. O Templo de Dendera é um dos lugares do Antigo Egito mais acessíveis para os turistas. É possível visitar praticamente cada parte do complexo.
Espero que tenham gostado Egiptomaniacos e já sabem qualquer dúvida é só deixarem nos comentários que com certeza nos responderemos.
Não se esqueçam de ir votar no vosso monumento favorito, de deixar o vosso like e de partilhar o nosso conteúdo.

Maat - Divindade ou Conceito?